Knauf do Brasil - Referência mundial em sistemas de construção a seco Knauf do Brasil

Knauf Knauf

Glossário Drywall | Knauf
  • Glossário

Weiter

A

Absorção Acústica

É a capacidade de um material ou produto ou componente construtivo absorver total ou parcialmente a energia sonora incidente sobre ele. Quanto mais materiais absorventes acústicos houver em um ambiente, menores serão os tempos de reverberação e melhor o conforto acústico. A boa compreensão da fala humana está associada ao tempo de reverberação, aos ruídos de fundo e à geometria do ambiente.

Acessórios Knauf

São acessórios para utilização em sistemas de paredes, tetos e revestimentos em drywall, proporcionando alta performance. São confeccionados com a mesma proteção contra corrosão dos perfis.

AMF

Empresa do Grupo Knauf especializada na fabricação de forros modulares e removíveis. Fundada em 1963 na cidade de Grafenau, no estado da Bavária, na Alemanha, conquistou a liderança mundial no desenvolvimento de forros de alto desempenho, dentre os quais se destacam forros acústicos e sistemas de forros de proteção contra fogo.

Aquapanel®

Marca dos sistemas construtivos à base de chapas cimentícias, para aplicação em vedações externas e internas, produzidos pela Knauf USG Systems, empresa do Grupo Knauf fundada em 2002 na Alemanha.

B

Borda FF

Borda existente em dois dos lados das chapas para drywall perfuradas Cleaneo redondo, quadrado e aleatório no formato tegular.

Borda Quadrada - BQ

Também chamada de borda reta, seu formato é de 90o em relação à face da chapa. Essa borda é encontrada nos lados transversais das chapas para drywall Standard - ST, Resistente ao Fogo - RF e Resistente à Umidade - RU, como também em dois dos lados das chapas para drywall perfuradas Cleaneo redondo, quadrado e aleatório.

Borda Rebaixada - BR

Borda  com leve rebaixo nos lados longitudinais das chapas para drywall Standard - ST, Resistente ao Fogo - RF e Resistente à Umidade - RU.

C

CAC - Coeficiente de Atenuação Acústica

Medida de redução de transmissão do som entre um ambiente e outro através do plenum.

Cálculo de Altura de Paredes

Ferramenta de dimensionamento que auxilia na identificação de quais sistemas de parede alcançam níveis de desempenho requeridos, como altura, resistência ao fogo e isolamento acústico.  Utilizando como base a norma ABNT NBR 15758-1 – “Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall - Projeto e procedimento executivo para montagem de paredes”, a ferramenta solicita os dados do projeto como altura, resistência ao fogo e isolamento acústico e indica as opções mais apropriadas de sistemas drywall.

Cálculo do Conforto Acústico

O calculador de Conforto Acústico Knauf é uma ferramenta para profissionais especializados em acústica destinada à simulação de ambientes utilizando materiais de absorção sonora da Knauf do Brasil. Os resultados são apresentados imediatamente.

Cantoneira 23 x 23 perfurada

Perfil de aço galvanizado aplicado para reforçar cantos vivos (90o).

CD 60/27

Perfil metálico para estrutura do sistema de teto Cleaneo D127, na qual as chapas são aparafusadas. Também é usado com a mesma finalidade nos revestimentos W623. No sistema Cleaneo D127, a estrutura é ligada à edificação por suportes niveladores para CD 60/27 e respectivos tirantes. No sistema de revestimento W623, o perfil CD 60/27 é ligado ao substrato por meio do elemento de ancoragem para CD 60/27.

Chapa Aquapanel Outdoor

Chapa composta por alma de cimento Portland, agregados leves e telas de fibra de vidro embutidas em ambas as faces. Comercializada nas dimensões 1.200 x 2.400 x 12,5 mm.

Chapa para drywall

Chapa fabricada industrialmente mediante um processo de laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos entre duas lâminas de cartão, em que uma é virada sobre as bordas longitudinais e colada sobre a outra.

Classe A

A norma NBR 9442 divide os materiais de acabamento em cinco classes de propagação de chamas. A Classe A é a melhor possível para um produto combustível, ou seja, indica materiais com menor capacidade de propagação de chamas.

Cleaneo

Chapa para drywall perfurada, desenvolvida para utilização em sistemas de tetos e revestimentos. É produzida com furações quadradas, redondas, aleatórias ou em blocos, que promovem absorção sonora. Em sua fabricação, recebe o tratamento Cleaneo, que lhe confere a propriedade de promover a melhoria contínua da qualidade do ar do ambiente em que estiver instalada, transformando partículas nocivas e odores em substâncias inofensivas. É a opção ideal para ambientes fechados que exijam absorção acústica e pureza do ar, como restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação e áreas de uso comum de shoppings centers, espaços de lazer, teatros, centros culturais, casas de show e hotéis. Adicionalmente, oferece ampla liberdade de criação, adaptando-se aos mais diversos projetos, além de aceitar grande variedade de tipos de pintura.

Coeficiente de Condutividade Térmica = K

Coeficiente que quantifica a capacidade do material ser atravessado por um fluxo de calor induzido por uma diferença de temperatura entre dois ambientes. Define-se como sendo “o fluxo de calor que atravessa, na unidade de tempo, a unidade de área do elemento constituído do material, quando se estabelece uma diferença unitária de temperatura entre o ar confinante com suas faces opostas”. Unidade de medida: W/m.K

Conector de perfil CD 60/27

Utilizado para emendar perfis CD 60/27.

Conector de perfil F47

Utilizado para emendar perfis F47.

D

D112 Unidirecional

Teto monolítico indicado para ambientes internos residenciais ou comerciais, composto por uma ou mais chapas para drywall fixadas em uma estrutura metálica unidirecional sustentada por acessórios (tirantes e suportes niveladores). Proporciona facilidade na montagem das instalações elétricas, de telefonia e TI e ar condicionado colocadas no entreforro.

D112 Bidirecional

Teto monolítico indicado para ambientes internos residenciais ou comerciais, principalmente quando há maior dificuldade para fixar os pendurais ou tirantes ou quando a área de instalação é muito grande. É composto por uma ou mais chapas para drywall fixadas em uma estrutura metálica bidirecional sustentada por acessórios (tirantes, elementos de conexão e suportes niveladores).

D127 Cleaneo

Teto composto pelas chapas especiais para drywall Knauf Cleaneo fixadas em uma estrutura bidirecional. Para as chapas com tipo de perfuração Quadrado, Redondo e Aleatório, a estrutura deve ser formada por perfis CD 60/27; para o tipo B4, o perfil indicado é o F47 unidirecional. Neste tipo de teto, o nível de absorção acústica pode variar em função da altura do plenum ou entreforro e da utilização da lã mineral sobre a chapa Cleaneo.

Danoline

Linha de forros modulados e removíveis produzidos em gesso. Diferenciam-se pelo visual com perfurações regulares na superfície, em diferentes padrões, as quais contribuem para aumentar sua absorção sonora. Recebem o tratamento Cleaneo, que lhes confere a propriedade de promover a melhoria contínua da qualidade do ar nos ambientes em que estão instalados, transformando partículas nocivas e odores em substâncias inofensivas.

Decibel = dB e Decibel = dB(A)

Unidade de medida do nível do som, da intensidade sonora, do nível de pressão acústica. A escala utilizada não é linear, mas logarítmica. Se o nível de pressão acústica for aumentado em 10 dB, o ouvido humano interpretará que o volume de som duplicou; se for reduzido em 10 dB, que o volume caiu à metade. O nível do som é uma grandeza que traduz o aspecto fisiológico do fenômeno. A adição logarítmica dos níveis sonoros, por bandas de oitavas, permite obter o nível global de um ruído em decibéis. Desta maneira, um ruído é identificado por um único número, o qual por natureza não permite quantificar as frequências graves, médias e agudas. Por esse motivo, o nível global em dB é pouco usado, dando lugar ao dB(A), um valor ponderado que leva em consideração os valores correspondentes de igual sensação sonora do aparelho auditivo humano. Para a medição do nível do som, é normalmente utilizado um equipamento denominado decibelímetro, que, por meio de filtros (A, B e C), simula o comportamento do ouvido humano. O filtro A corresponde aos níveis baixos (40 dB); os filtros B e C, aos níveis médios (55 a 85 dB) e altos (mais de 85 dB). Atualmente, só é utilizado o dB(A) para as avaliações de ruídos, porquanto este é o filtro mais abrangente para as bandas de oitavas.

Dntw

Índice de redução sonora ponderado ou índice de redução sonora medido em campo.

E

Elemento de Ancoragem F47

Utilizado no sistema de teto F47 para ligação do perfil à estrutura da edificação.

Elemento de Ancoragem CD 60/27

Utilizado no sistema de revestimento estruturado W623 para ligação dos perfis CD 60/27 ao substrato. Utilizado também no sistema de teto CD 60/27 para ligação do perfil à estrutura da edificação.

Elemento multifunção

Peça que prende o perfil secundário ao perfil primário em tetos bidirecionais, com estrutura formada por perfis F47.

Ensaio de corpo mole

Ensaio exigido para os sistemas de compartimentação vertical para simulação de uma pessoa se chocando com a parede. Este ensaio é normatizado e após a simulação não pode haver fissuras nem transpasse na parede ensaiada.

Ensaio de corpo duro

Ensaio exigido para os sistemas de compartimentação vertical para simulação de um objeto sendo arremessado contra a parede. Este ensaio é normatizado e após a simulação, não pode haver fissuras nem transpasse na parede ensaiada.

Entreforro

Espaço entre o teto existente e o telhado ou laje superior, também chamado de plenum.

F

F47

Perfil metálico com função de formar a estrutura dos sistemas de tetos Unidirecional e Bidirecional, na qual as chapas para drywall são aparafusadas. A estrutura é ligada à edificação por suportes niveladores para F47 e respectivos tirantes.

Fastfix-BR

Massa em pó, para tratamento de juntas, indicada para quando é necessário um tempo de secagem mais curto. Também pode ser aplicada no preenchimento de irregularidades nas chapas, no arremate sobre parafusos e no acabamento com cantoneiras de reforço.

Fita de isolamento ou banda acústica

Fita de espuma de polietileno autoadesiva, utilizada nas faces de guias e montantes que ficam em contato com a estrutura da edificação (lajes, pilares, etc.). Absorve vibrações e compensa irregularidades da superfície de contato. Seu uso aumenta em até 4 dB(A) o desempenho acústico da parede. A instalação deve ser realizada no momento da montagem do sistema. Fornecida com larguras de 30, 50, 70 ou 90 mm e comprimento de 30 m.

Fita para cantos

Fita de papel reforçada com lâmina de metal, utilizada para proteger cantos vivos de paredes e colunas contra impactos leves. Também é empregada para proteger acabamentos finos. Fornecida com largura de 50 mm e comprimento de 30 m.

Fita para juntas de papel microperfurado

Utilizada no tratamento de juntas nos sistemas de paredes, tetos e revestimentos em conjunto com a massa Knauf Readyfix-BR ou Fastfix-BR. Fornecida com largura de 50 mm e comprimento de 150 m. Sua função é proporcionar a resistência e a elasticidade necessárias para que o tratamento de juntas se mantenha estável, sem fissuras.

Fita para juntas Aquapanel 0,20 m

Tela de fibra de vidro que fica embutida na massa para tratamento de juntas. Possui tratamento anti-álcalis. Usada no tratamento de juntas complementando a aplicação de massa apropriada. Também utilizada em locais onde há necessidade de reforço, como janelas. Seu consumo é de aproximadamente 2,1 m/m². Fornecida com 20 cm de largura e 50 m de comprimento.

Flexboard

É a mais delgada chapa Knauf para drywall. Foi desenvolvida especialmente para permitir a execução de curvas, sinuosidades, cúpulas, abóbodas e outras soluções não retilíneas em paredes, tetos e revestimentos, com raios entre 30 cm e 1,00 m.

Fibra mineral biossolúvel

A fibra mineral biossolúvel é uma matéria-prima natural e não causa câncer. Em caso de inalação ou ingestão acidental, a fibra mineral biossolúvel é facilmente eliminada pelo organismo humano.

Forros Removíveis Knauf

Consistem de estrutura metálica formada por perfis “T” na qual as chapas são apoiadas. Estes podem ser de fibra mineral, fibra de madeira, gesso, metal ou chapas para drywall revestidas com vinil, sendo selecionados de acordo com o desempenho e o visual especificados em cada projeto. Os forros removíveis Knauf, em razão da facilidade de remoção e recolocação das chapas que os compõem, são indicados para ambientes em que é necessário o acesso às instalações colocadas no entreforro. Os forros removíveis são utilizados principalmente em áreas como escritórios, bancos, hospitais, clínicas, supermercados, hotéis e instituições de ensino, entre outros.

G

Guias 48, 70 e 90 mm

Têm a função, juntamente com os montantes, de estruturar sistemas de paredes e revestimentos em drywall. São instaladas na posição horizontal no teto e no piso. Produzidas com três larguras: 48, 70 e 90 mm.

Guia 30 x 30

Sua principal função é estruturar o revestimento W623, quando usado o perfil CD 60/27. É utilizado no perímetro da estrutura.

Guia para teto U 30 x 20

É utilizado no perímetro da estrutura dos tetos com perfis F47.

H

Hardboard

Chapa para drywall indicada para aplicação em áreas de alta concentração e circulação de pessoas, como escolas, hospitais, clubes, entre outros. Tem como diferencial a adição de fibra de vidro à sua alma de gesso, o que lhe confere maior dureza superficial, comprovada em ensaios de corpo duro e corpo mole, além de maior resistência à ruptura tanto transversal quanto longitudinal.

HDE

Tratamento para as bordas dos forros Knauf AMF Thermatex, que proporciona maior resistência aos danos causados por impactos leves nas bordas e nas quinas das chapas.

Hidrofugante

Material destinado a repelir água através da redução do ângulo de molhagem dos poros de um determinado substrato. Exemplo: silicone.

I

Inteligibilidade do som

Ser ouvido e conseguir ouvir perfeitamente uma conversa ou um som dentro de um ambiente.

Isolamento ou Isolação acústica (R)

Capacidade expressa em decibéis (dB) de um determinado material formar uma barreira, impedindo que a onda sonora passe de um ambiente a outro.

L

Lã mineral

Produto lanoso que resulta da projeção de vapor de água sobre a escória dos alto-fornos refundida e que serve como isolante térmico.

LA/PA

Parafuso utilizado para fixação de perfis metálicos entre si com espessura máxima de 0,70 mm. Tipos de cabeça: L = Lentilha; P = Panela. Tipo de ponta: A = Agulha.

LB/PB

Parafuso utilizado para fixação de perfis metálicos entre si com espessura entre 0,70 e 2,00 mm. Tipo de cabeça: L = Lentilha; P = Panela. Tipo de ponta: B = Broca.

M

Malha Superficial Aquapanel®

Ampla malha de fibra de vidro com tratamento anti álcalis projetada para distribuir tensões na superfície. Deve ficar embutida na massa Basecoat. Largura: 1,00 m. Comprimento: 50 m. Consumo aproximado: 1,1 m para 1 m² de superfície.

Massa para colagem

Produto específico para fixação da chapa para drywall diretamente sobre um substrato (alvenarias ou estruturas de concreto), também utilizada para pequenos reparos nas chapas.

Massa para juntas

Produto específico para tratamento das juntas entre chapas para drywall, cantos vivos com cantoneira ou fita de canto, além do tratamento das cabeças dos parafusos. No tratamento de juntas entre chapas, a aplicação da massa deve ser sempre associada com o uso de fita de papel microperfurado.

Massa para juntas Aquapanel®

Destinada ao preenchimento das juntas entre chapas cimentícias Aquapanel®. É produzida à base de cimento e deve ser utilizada juntamente com a fita para tratamento de juntas Aquapanel®. Adequada também para preenchimento de pequenos buracos/furos. As temperaturas do ambiente, do material e da superfície não devem ser inferiores a +5 °C. Consumo aproximado (para fita de 20cm) de 1,4 kg/m². Tempo de trabalho: aproximadamente 45 minutos. Tempo de secagem aproximado: 2 h. Embalagem: 20 kg/saco.

Massa Superficial Aquapanel® Basecoat

Massa para tratamento e proteção da superfície, produzida à base de cimento reforçado com resinas sintéticas. Deve ser aplicada em toda a superfície da parede (manualmente ou com uma máquina de projeção de argamassa) em duas etapas - antes e depois da colocação da malha superficial – de modo a criar uma camada de aproximadamente 6 mm. Fornecida na cor branca. Camada de 6 mm de espessura. Consumo aproximado de 6,5 kg/m². Aplicação manual ou com máquina de projeção. Tempo de secagem aproximado: 24 horas. Embalagem: 25 kg/saco.

Massa-mola-massa

Sistema acústico multicamadas, presente no drywall, resultante da descontinuidade de meios físicos. Proporciona resultados superiores a sistemas pesados com um único tipo de material. Exemplo: ao comparar paredes de alvenaria convencional, ou de concreto com paredes multicamadas como as em drywall, estas últimas formam o sistema massa (gesso) - mola (ar) - massa (gesso), cujo desempenho acústico é superior, e pode ser aumentado com a colocação de lã mineral no seu interior. A lã de rocha ou de vidro é um excelente absorvente acústico, fortalecendo assim a função mola.

Montantes 48, 70 e 90 mm

Têm a função, juntamente com as guias, de estruturar os sistemas de paredes e revestimentos em drywall. São instalados na posição vertical, encaixados nas guias fixadas na estrutura superior e no piso. Produzidos com três larguras: 48, 70 e 90 mm.

N

NBR 14.715

Norma técnica publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): “Chapas de gesso para drywall. Parte 1 – Requisitos. Parte 2 – Métodos de ensaio”

NBR 15.217

Norma técnica publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): “Perfis de aço para sistemas em chapas de gesso para drywall. Requisitos e métodos de ensaio”

NBR 15.575

Norma desempenho para edificações habitacionais, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelecendo parâmetros técnicos (nível mínimo obrigatório) para vários requisitos de uma edificação, como: desempenho acústico, desempenho térmico, durabilidade, garantia e vida útil.

NBR 15.758

Norma técnica publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): “Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall – Projeto e procedimentos executivos de montagem. Parte 1: Requisitos para sistemas usados como parede. Parte 2: Requisitos para sistemas usados como forro. Parte 3: Requisitos para sistemas usados como revestimento”

NRC

Coeficiente de absorção acústica obtido pela média aritmética simples da absorção nas frequências entre 250 e 2.000 Hz. Coeficiente de absorção 0 = material 100% refletivo. Coeficiente de absorção 1 = material 100% absorvente.

P

Parafuso Aquapanel® SB 25

Com elevada proteção à corrosão e ponta-broca, especialmente desenvolvido para fixar chapas cimentícias AQUAPANEL® em estruturas de aço com espessuras de 0,7 mm até 2,0 mm. Por seu comprimento, é indicado para fixar uma camada de chapas à subestrutura.

Parafuso Aquapanel® SN 25

Com elevada proteção à corrosão e ponta-agulha, especialmente desenvolvido para fixar chapas cimentícias Aquapanel® em estruturas de aço com espessura de até 0,65 mm. Por seu comprimento, é indicado para fixar uma camada de chapas à subestrutura.

Parafuso Aquapanel® SB 39

Com elevada proteção à corrosão e ponta-broca, especialmente desenvolvido para fixar as chapas cimentícias AQUAPANEL® em estruturas de aço com espessura 0,7 mm até 2,0 mm. Por seu comprimento, é indicado para fixar duas camadas de chapas à subestrutura.

Parafusos Knauf

Linha de parafusos para todas as necessidades de fixação dos sistemas drywall. Cumprem com rigor as exigências das normas técnicas, apresentando resistência à corrosão vermelha mínima de 48 horas em câmara salt spray em testes de laboratório. Os parafusos são produzidos com diferentes tipos de cabeças e pontas, de acordo com o material a ser fixado e a espessura dos perfis utilizados. Os formatos disponíveis são: TA (cabeça trombeta e ponta agulha), TB (cabeça trombeta e ponta broca), LA (cabeça lentilha e ponta agulha), PA (cabeça panela e ponta agulha), LB (cabeça lentilha e ponta broca) e PB (cabeça panela e ponta broca):

  • Parafusos lentilha ou panela - Parafusos utilizados para fixação de perfis metálicos entre si (metal/metal).
  • Parafuso ponta agulha - Parafusos para fixação em perfis metálicos com espessura máxima de 0,70 mm.
  • Parafuso ponta broca - Parafusos para fixação em perfis metálicos com espessura de 0,70 mm até 2,00 mm.
  • Parafuso trombeta - Parafuso utilizado para fixação de chapas para drywall sobre perfis metálicos.

Paredes Knauf

Sistema em drywall utilizado em áreas internas das construções. Proporcionam melhor aproveitamento de espaço, acabamento perfeito, integração com todas as instalações, redução de peso na edificação e rapidez de execução. Permitem grande variedade de configurações por meio da montagem com diferentes tipos de chapas e perfis metálicos, visando atender a todas as exigências da Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575, além de oferecer grande liberdade criativa na concepção estética de cada projeto. As paredes Knauf são compostas por uma estrutura metálica formada por perfis de aço galvanizado, com uma ou mais camadas de chapas para drywall aparafusadas em cada face. A estrutura permite a inserção, em seu interior, de instalações elétricas, hidráulicas, de telefonia e TI, entre outras, bem como de lã isolante para elevar seu desempenho acústico e térmico.

Perfis Knauf

Perfis de aço galvanizado Z275 (275 g/m2), com espessura mínima de 0,50 mm, produzidos de acordo com a norma ABNT NBR 15.217. São utilizados para estruturar os sistemas Knauf Drywall de paredes, tetos e revestimentos. São vários tipos, com diferentes funções e medidas, incluindo guias, montantes, perfis para teto, cantoneiras e tabicas, os quais são complementados, quando necessário, por acessórios de aço igualmente protegidos contra a corrosão:

  • Perfil L 25 x 30 - Aplicado no perímetro da estrutura de teto com perfis F47. Pode substituir as guias para teto U 30 x 20.
  • Perfil L 14 x 30 - Utilizado no acabamento das bordas das chapas quando houver necessidade, por exemplo, de juntas de dilatação.

Perfis em PVC

Juntas de dilatação, estruturas de reforços de cantos e outras peças, cuja função é auxiliar no gerenciamento de água, proteção da fachada e interface com outros sistemas. São perfeitamente compatíveis com os demais componentes dos sistemas Aquapanel®.

Perlfix-BR

Massa em pó, para colagem da chapa para drywall no substrato a ser revestido. Também pode ser usada no preenchimento de pequenos furos nas chapas.

Phonik

Chapa para drywall produzida com aditivos especiais que lhe conferem elevado isolamento acústico. Além do desempenho acústico superior, 3 a 5 dB maior que o da chapa Standard-ST, apresenta elevada densidade, alta resistência ao fogo, excelente isolamento térmico e sua instalação é simplificada. Atende a todas as exigências da NBR 15.575 para paredes. Pode ser usada em sistemas de paredes e revestimentos, em obras novas ou reformas, de unidades residenciais, escolas, hospitais, edifícios comerciais, industriais ou públicos e outras edificações nas quais alto desempenho acústico seja uma exigência.

Plenum

Espaço entre o teto existente e o telhado ou laje superior, também denominado entreforro.

Prolongador de tirante para CD 60/27 e F47

Liga as barras de tirante com a função de prolongar o entreforro.

R

Reação ao fogo

Capacidade dos materiais empregados no interior das edificações de sofrer e sustentar a ignição, propagar chamas, desenvolver calor e produzir fumaça.

Readyfix

Massa pronta para uso em tratamento de juntas e preenchimento de irregularidades nas chapas, no arremate sobre parafusos e no acabamento com cantoneiras de reforço.

Reflectância luminosa-LR

Percentual de luz refletida pela superfície do forro, de acordo com normas.

Reflexão do som

As ondas sonoras incidentes numa parede — se esta for perfeita, ou seja, pesada, indeformável, plana e lisa — sofrem reflexão. Este fenômeno se caracteriza pela permanência da energia sonora no ambiente (bate e volta).

Resistência à umidade-RH

Medida obtida no ponto de contato direto ou na presença de água parada. Chapas com alta resistência à umidade são menos sujeitas a deformação nesse ponto.

Resistente à Umidade -RU

Chapa para drywall também conhecida como "chapa verde", indicada para aplicação em paredes, tetos e revestimentos de áreas úmidas como banheiros, cozinhas, lavabos e áreas de serviço. Contém em sua fórmula hidrofugantes (repelentes à água), como o silicone, que protegem contra respingos, escorrimentos e vapor condensado e tornam mais fácil e segura a colagem de revestimentos cerâmicos.

Resistência ao Fogo

Capacidade dos elementos construtivos de suportar a ação do incêndio, impedindo por determinado período sua propagação e preservando a estabilidade estrutural da edificação.

Resistente ao Fogo-RF

Chapa para drywall também conhecida como “chapa rosa”, é a opção correta para os sistemas drywall instalados em ambientes nos quais é exigido maior tempo de resistência ao fogo em caso de incêndio. Exemplos: salas de TI e servidores; rotas de fuga e saídas de emergência, como corredores e caixas de escadas; bunkers; galpões industriais; e depósitos de materiais em unidades industriais e comerciais. Também indicada para a proteção de estruturas metálicas e dutos de cabos elétricos e de comunicação, entre outras instalações.

Reverberação do som

A existência de paredes de fechamento de um ambiente construído dá origem a sons refletidos que caracterizam o fenômeno chamado de reverberação, definida como o tempo necessário para um som diminuir sua intensidade à milionésima parte a partir do momento em que cessa a fonte sonora. Esse decréscimo corresponde a uma redução de 60 dB.

Revestimentos Knauf

Sistemas em drywall utilizados em áreas internas de edificações para revestir paredes, pilares, shafts e elementos estruturais ou ainda para ocultar instalações existentes. A Knauf oferece variados tipos de revestimentos destinados a atender necessidades como nivelamento superficial, acabamento, desempenho acústico, comportamento ao fogo, sempre com ganho de produtividade em comparação com os métodos construtivos convencionais. Os revestimentos Knauf também são utilizados para finalidades acústicas, especialmente para que edificações existentes passem a atender às performances de isolamento sonoro exigidas pela Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575.

Rw

Índice de redução sonora ponderado ou índice de redução do som transportado pelo ar medido em laboratório.

S

Safeboard

Chapa para drywall desenvolvida para blindar ambientes em que há utilização de Raios-X para diagnóstico, impedindo a passagem da radiação para os aposentos contíguos. Adicionalmente, tem as propriedades de alta dureza e resistência ao fogo. É indicada para salas de radiologia de hospitais, consultórios médicos, odontológicos, veterinários e ambientes similares.

ST -Standard

Chapa para drywall indicada para utilização em sistemas de paredes, tetos e revestimentos em áreas secas. Exemplo: ambientes internos de edificações onde não há áreas úmidas.

Suporte de carga

Suporte para cargas superiores a 50 kg em aço galvanizado com 250 mm de altura, 400 ou 600 mm de largura e 0,95 mm de espessura.

Suporte de conexão rápida CD 60/27

Fixa os perfis principais nos secundários no sistema Cleaneo D127.

Suporte nivelador CD 60/27

Liga o tirante ao perfil CD 60/27. Possui mola para regular a altura do entreforro.

Suporte nivelador F47

Liga o tirante ao perfil F47. Possui mola para regular a altura do entreforro. 

T

TA 25

Parafuso usado para fixar uma chapa para drywall com espessura de 12,50 ou 15,00 mm em perfil metálico com espessura máxima de 0,70 mm.

TA 35

Parafuso usado para fixar duas chapas para drywall com espessura de 12,50 mm em perfil metálico com espessura máxima de 0,70 mm.

TA 45/TA 50

Parafuso usado para fixar duas chapas para drywall com espessura de 15,00 mm em perfil metálico com espessura máxima de 0,70 mm.

TA 55/TA 65/TA 70

Parafuso usado para fixar três chapas para drywall com espessura de 12,50 ou 15,00 mm em perfil metálico com espessura máxima de 0,70 mm.

Tabica lisa

Utilizada no perímetro da estrutura de tetos em drywall. Seu uso proporciona a sensação visual de um teto flutuante, desencostado das laterais.

Tabica perfurada

Utilizada no perímetro da estrutura de tetos em drywall. Seu uso proporciona a sensação visual de um teto flutuante, desencostado das laterais. Por ser perfurada, permite o retorno do ar em sistemas de refrigeração.

Tampa de Inspeção Premium

Composta por estrutura de alumínio protegida contra corrosão e reforçada por cantoneiras, evita a passagem de pó e forma uma barreira corta-fogo e acústica. É equipada com travas de segurança contra quedas. Sua instalação é fácil e rápida, e pode receber qualquer tipo de acabamento. Pode ser instalada nos sistemas de paredes Knauf W111, W112, W115 e W116, de tetos Knauf D112 Unidirecional, D112 Bidirecional e Knauf Cleaneo Acústico e em revestimentos Knauf W623, W625 e W626 para inspeção e/ou manutenção de instalações.

Tampa de Inspeção Standard ABS

Permite fácil acesso ao interior de tetos para inspeção e/ou manutenção de instalações. Sua estrutura é composta por perfis ABS, termoplástico rígido (ligeiramente flexível). É removível, garantindo mais espaço para trabalhar. Pode ser instalada em sistemas de tetos Knauf D112 Unidirecional, D112 Bidirecional e Knauf Cleaneo Acústico. É também chamada de alçapão.

TB 25

Parafuso usado para fixar uma chapa para drywall com espessura de 12,50 ou 15,00 mm em perfil metálico com espessura entre 0,70 e 2,00 mm.

TB 35

Parafuso usado para fixar duas chapas para drywall com espessura de 12,50 mm em perfil metálico com espessura entre 0,70 e 2,00 mm.

TB 45/TB 50

Parafuso usado para fixar duas chapas para drywall com espessura de 15,00 mm em perfil metálico com espessura entre 0,70 e 2,00 mm.

TB 55/TB 65/TB 70

Parafuso usado para fixar três chapas com espessura de 12,50 ou 15,00 mm em perfil metálico com espessura entre 0,70 e 2,00 mm.

Tetos Knauf

São sistemas de tetos monolíticos em drywall. Adaptam-se a qualquer necessidade, permitindo fácil incorporação de instalações hidráulicas e de combate a incêndio, dutos de ar-condicionado, condutores elétricos, cabos telefônicos e elementos de isolamento térmico ou acústico.

Tirante para suporte nivelador

Liga a estrutura do teto D112 ou D127 à estrutura da edificação.

Tratamento de juntas

As juntas entre chapas são parte integrante de uma instalação em drywall. Portanto, o tratamento é a maneira que se realiza uma junta. Elas devem ser consistentes para assegurar, ao longo da vida útil do edifício, a continuidade mecânica entre as chapas, como uma superfície única e sem fissuras. Contribuem também para melhor proteção ao fogo e isolamento acústico.

Tyvek

Membrana especial composta por finas fibras em uma espessa estrutura entrelaçada, desenvolvida para fins climáticos. A membrana constitui uma barreira que impede a passagem de água do exterior para o interior de uma edificação, mas permite a difusão do vapor do interior para o exterior. Instalado imediatamente atrás da camada de chapa Aquapanel®, a membrana Tyvek funciona como uma camada de direcionamento de água, protegendo os perfis estruturais.

W

W111

Parede drywall interna que divide ambientes em unidades residenciais e comerciais. É constituída por uma chapa Knauf fixada de cada lado de uma estrutura formada por perfis de aço galvanizado.  Em comparação com a alvenaria tradicional, reduz em até 86% o peso na estrutura e permite um ganho de área útil de até 4%. Dependendo da configuração, apresenta isolamento sonoro de até 48 dB e resistência ao fogo de até 60 minutos.

W112

Parede drywall interna utilizada para divisão de ambientes quando há necessidades superiores de desempenho acústico e mecânico e comportamento ao fogo. Indicada para separar unidades autônomas ou uma unidade da área comum (hall de elevador ou corredor). Dependendo da configuração, apresenta isolamento sonoro de até 56 dB e resistência ao fogo de até 120 minutos.

W115

Parede drywall  interna especial para utilização em locais com demanda de alto desempenho acústico e mecânico, como cinemas, salas de concerto, teatros, auditórios e hotéis. Dependendo da configuração, apresenta isolamento sonoro de até 62 dB e resistência ao fogo de até 120 minutos.

W116

Parede drywall cujas principais funções são alcance de grandes alturas e possibilidade de passagem em seu interior de tubulações de grandes diâmetros, em virtude de sua dupla estrutura metálica. Apresenta desempenhos acústico e mecânico elevados e maior resistência ao fogo. Indicada para uso em shopping centers, cinemas, teatros e galpões industriais, entre outros. Dependendo da configuração, apresenta isolamento sonoro de até 60 dB e resistência ao fogo de até 120 minutos.

W611

Revestimento em drywall constituído pela colagem direta das chapas para drywall com massa Knauf Perlfix-BR sobre paredes de alvenaria ou elementos de concreto armado. Ideal tanto para construções novas quanto para retrofit, promovendo o nivelamento de superfícies irregulares. Sua execução é simples e rápida.

W623

Revestimento estruturado em drywall formado por uma ou mais camadas de chapas para drywall parafusadas em perfis de aço galvanizado fixados na estrutura existente, o que permite ocultar as diversas instalações prediais e também vencer grandes alturas, além de ser indicado para aumentar a absorção acústica em qualquer ambiente de edificações residenciais e comerciais. Sua estrutura é constituída por montantes e guias. Utiliza-se este sistema quando é necessário um revestimento com maior espessura.

W623 com Cleaneo

Revestimentos em drywall do tipo W623 com chapa Cleaneo. Têm a finalidade de melhorar a absorção sonora nos ambientes, além de possuir a propriedade exclusiva de melhorar a qualidade do ar nos locais em que estão instaladas.

 

W625

Revestimento autoportante formado por uma camada de chapas para drywall fixada em uma estrutura de perfis de aço galvanizado afastada do substrato a ser revestido. É indicado para revestir superfícies muito irregulares, com instalações prediais de maiores dimensões ou quando se exige desempenho acústico superior, que pode ter um ganho de até 14 dB. Também contribui para proteger a edificação, pois sua resistência ao fogo é de até 30 minutos.

W626

Revestimento autoportante formado por duas camadas de chapas para drywall fixadas em uma estrutura de perfis de aço galvanizado afastada do substrato a ser revestido. Proporciona desempenhos mecânico e acústico superiores, a possibilidade de cobrir alturas maiores e maior resistência ao fogo (de até 60 minutos).

W628

Revestimento autoportante formado por três camadas de chapas para drywall fixadas em uma estrutura de perfis de aço galvanizado afastada do substrato a ser revestido. Sua principal finalidade é a execução de fechamento de shafts que exigem elevada resistência ao fogo e, nesse sentido, suporta a ação das chamas por até 90 minutos.

Wetfelt

Wetfelt é um processo de modelagem em meio úmido com posterior extração da água para que o produto ganhe rigidez.